Mimolette

Descrição

Queijo de leite de vaca originalmente concebido a pedido do rei Luis XVI, que buscava um produto francês que substituísse o popular Edam holandês. Para torná-lo diferente do concorrente, adicionou-se urucum, corante natural incorporado durante o processamento, à massa da Mimolette, que lhe concedeu uma coloração laranja. 

 

Fotógrafo/Rogério Voltan (@voltanphotos e @rogeriovoltan)

Tipo: suave e semiduro.
Região: Lille, ao norte da França.
Características: a Mimolette tem o formato de uma esfera de aproximadamente 2 kg.
Aspecto: nos queijos jovens, sua casca é lisa, mas nos mais maduros, ela é acinzentada e com fissuras, devido à ação de ácaros de queijo acrescidos com o intuito de adicionar sabor ao queijo. Seu interior é cor de laranja.
Textura: sua textura é firme e frágil, como o caramelo.
Aroma: nos queijos jovens, o aroma é suave e discreto, ligeiramente doce, com notas associadas a frutos secos. Os queijos mais curados desenvolvem estes aromas e os transforma em notas frutadas e de avelãs tostadas.
Sabor: ligeiramente salgado. Ao prová-lo, aparecerão notas de caramelo e nozes e tem um retrogosto bastante persistente.
Como armazenar: pode ser armazenada em geladeira ou sob uma proteção de vidro se fora dela.
Harmonização: pode ser armazenada em geladeira ou sob uma proteção de vidro se fora dela.
Na Cozinha: use-a em saladas ou como aperitivo. É também o ingrediente perfeito para cozinhar – teste no preparo de lombo de porco, cenouras e abóbora. A Mimolette jovem pode ser utilizada em uma receita moderna de mac'n'cheese.

Compartilhe