Bleu d’Auvergne

Descrição

Trata-se de um queijo azul que leva o nome de seu local de origem na região de Auvergne, no centro-sul da França. Ele é, muitas vezes, considerado como sendo a versão de leite de vaca, mais cremosa e amanteigada do Roquefort (este, feito com leite de ovelhas). O Bleu d’Auvergne envelhece durante um mínimo de 4 semanas, tempo em que apresenta o seu sabor assertivo e textura suave.  

 

Fotógrafo/Rogério Voltan (@voltanphotos e @rogeriovoltan)

Tipo: forte e azul.
Região: Auvérnia (centro da França)
Características: formato cilíndrico, com cerca de 20 cm de diâmetro por 10 cm de altura, e pesa de 2 a 3 quilos. Possui Denominação de Origem Protegida (DOP) desde 1996.
Aspecto: sua crosta é húmida e pegajosa, e revela uma massa macia, de coloração marfim e aspecto cremoso. O Bleu d'Auvergne é pontilhado com bolor verde-azulado devido ao Penicillium roqueforti.
Textura: suave, amanteigada, cremosa e quebradiça.
Aroma: possui aroma herbáceo persistente, que remete a pastagens, fungos e cogumelos. Isto se deve à qualidade do leite das vacas da região, que se alimentam de ervas rica em flores. À medida que amadurece, seu aroma se torna mais picante.
Sabor: muito intenso e complexo, ligeiramente mais salgado nos veios azuis-esverdeados. Levemente picante e tânico, mas não em excesso como outros queijos azuis.
Como armazenar: guarde o Bleu d'Auvergne no compartimento de vegetais da geladeira por, no máximo, 3 semanas. Seu processo de maturação irá continuar durante este período.
Harmonização: combine este queijo com biscoitos crocantes, pera, mel e avelãs. Para acompanhar, espumantes brancos, tais como o Montbazillac ou o Pineau des Charentes. Vinhos doces naturais como o Maury ou o Rasteau do Côtes du Rhône oferecem combinações originais. À procura de algo diferente? Experimente-o com uma cerveja âmbar, um suco de ruibarbo fermentado ou um Pommeau da Normandia – eles realçarão seus sabores.
Na Cozinha: é o acompanhamento perfeito para saladas, servidas com maçãs fatiadas. O Bleu d'Auvergne também combina com hambúrgueres e com bolos salgados, além de ser excelente na composição de molhos.

Compartilhe